Negócios

Havan

Loja da Havan

Havan: O shopping em uma loja

Fundada em 1986 por Vanderlei de Limas, um supervisor de vendas na Fábrica de Tecidos Carlos Renaux, e Luciano Hang, até então dono da Tecelagem Santa Cruz, teve início uma pequena loja de tecidos em Brusque (SC).

Fotografia de como era a Havan em seu começo

A recém inaugurada loja de tecidos tinha apenas 45m² e vendia o mesmo gênero de produtos que os dois sócios já estavam acostumados por trabalharem juntos na Fábrica Carlos Renaux. Nessa etapa, foi a paixão por vender de Luciano Hang que impulsionou o crescimento do negócio. Três anos depois do inicio, houve um aumento significativo de clientes e os dois sócios viram a necessidade de um maior espaço para atender o público. Então, foi inaugurada uma nova sede em Brusque de maior tamanho. Foi nesse momento também que surgiu a necessidade de diversificação da oferta de produtos da Havan, e com um aumento crescente do público, isso se tornou aparente.

Foram inauguradas lojas cada vez maiores em Brusque, de 3 mil m², 8 mil m² e em diante. Na medida que os sócios inauguravam novas lojas, eles aumentavam a variedade de produtos. A esse ponto, ofereciam tecidos de cama, mesa e banho e à medida que se observava a necessidade dos clientes, novos produtos eram incluídos. Cinco anos após a fundação da Havan, os dois sócios fizeram uma cisão, em que Hang assumiu a Havan e Vanderlei criou a Vantex, voltada para a venda de tecidos.

A Casa Branca Brasileira

Muito progresso foi feito desde a pequena loja, mas foi com a construção da megaloja de 7 mil m², em 1994, que tudo mudou. Hang se inspirou na sede do governo dos Estados Unidos para criar uma nova identidade de marca para a Havan, a fachada da casa branca.

Primeira fachada da Havan que simulava a Casa Branca

A partir desse momento, o negócio deslanchou, em 1995 a primeira filial foi inaugurada em Curitiba e com ela a introdução da estátua da liberdade, símbolo que representa a marca até os dias atuais. Um ano depois a loja principal em Brusque foi ampliada para 21 mil m² e o mix de produtos foi passou a oferecer eletrônicos, brinquedos, ferramentas e muito mais.

Novas filiais foram inauguradas em Paraná, Curitiba, e em Santa Catarina principalmente. A varejista já tinha se estabelecido em sua terra natal pela presença de lojas em vários municípios. O modelo de crescimento da Havan se baseou na expansão de lojas, foi o gradual aumento de sua presença que a consolidou no mercado. Devido a essa estratégia que em 2012, Havan já contava com 50 megalojas em todo o Brasil, incluindo o seu centro de distribuição.

Havan continuou inaugurando lojas em novos estados, de 2013 a 2014 incluindo São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Rondônia e Pará, contando com um total 86 lojas. Assim, sucessivamente, ano a ano ampliando seu alcance, em 2017, Havan chega ao marco de 100 lojas no Brasil com a inauguração de uma filial no Acre.

Um bom lugar para trabalhar

Com mais de 20 mil colaboradores, em 2019, Havan conquistou a certificação Great Place to Work, classificando-se como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil, ocupando a nona posição no ranking nacional do varejo.

Foi dessa maneira que de uma pequena loja com apenas um funcionário comercializando tecido em metro para confecções, a Havan se tornou uma das maiores varejistas brasileiras. A estratégia de expansão de lojas e aumento da variedade de produtos ofertados garantiu para a empresa, em 2021, um faturamento recorde de 13 bilhões e uma presença que segue crescente até os dias de hoje.

Para saber mais sobre a história de Luciano Hang e sua influência na Havan, clique aqui.

Quer conhecer nossas referências bibliográficas? https://www.havan.com.br/nossa-historia
https://blog.havan.com.br/historia-da-havan/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Havan
link linkedin do Empreendi link instagram do Empreendi link x do Empreendi