Negócios

Buscapé

Logo Buscapé

Fase inicial

A ideia surgiu quando os quatro estudantes da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) perceberam dificuldades na coleta de informações sobre os preços de uma impressora online. Com um investimento inicial de somente 100 reais por participante, a empresa tornou-se uma das maiores corporações da América Latina atualmente.

Os custos iniciais foram utilizados para cobrir elementos básicos necessários para a fundação do site, como hospedagem do servidor que alimentaria o site, assim como outras despesas como telefonia.

Durante o estouro da bolha da internet, no ano 2000, o Buscapé enfrentou uma série de desafios em seu desenvolvimento. No evento em questão, e devido ao crescimento desenfreado das ações das novas empresas de tecnologia de informação e comunicação baseadas na internet, produziu-se um tumulto global, causadas pela especulação. Nesse período, o Buscapé enfrentou uma série de barreiras, sendo a principal delas a necessidade de se consolidar como uma empresa de confiança no âmbito técnico-informacional.

Apesar das adversidades, a empresa foi capaz de atrair fundos de investimentos como Merrill Lynch, Unibanco e Brasil Warrant, aos quais se pode atribuir sua recuperação e boa parte do crescimento posterior, permitindo sua expansão e consolidação no mercado.

Já em 2006, o Buscapé adquiriu seu principal concorrente, o Bondfaro, fortalecendo sua posição. A empresa continuou essa estratégia, adquirindo outras startups nos anos posteriores.

Em 2009, o grupo sul-africano Naspers adquiriu 91% das ações do Buscapé por 342 milhões de dólares, valorizando a empresa em 375,8 milhões de acordo com estimativas. Por meio da aquisição, o Buscapé pôde expandir mais os seus serviços e consolidar sua liderança no mercado.

Ao longo da sua trajetória, o Buscapé diversificou suas operações, como é o exemplo da empresa SaveMe, agregador de ofertas de sites de compras coletivas.

Atualmente, o Buscapé é reconhecido como um dos principais sites de comparação de preços no Brasil.

Expansão e consolidação

Após a aquisição pelo grupo Naspers, o Buscapé viu uma grande ampliação de seus serviços e presença internacional, estabelecendo-se como um dos líderes no mercado latino-americano de comparação de preços. A companhia diversificou suas operações e reforçou sua estratégia de crescimento por meio de aquisições e parcerias estratégicas.

Com a consolidação de sua posição no Brasil e na América Latina, o Buscapé não só expandiu seu portfólio de serviços, mas também inovou em soluções tecnológicas que facilitaram a experiência de compra online. A empresa também aumentou sua presença em mercados como Argentina e México, provando que sua estratégia de adaptação ao mercado digital era eficaz.

Para saber mais sobre a história de Romero Rodrigues e sua influência na Buscapé, clique aqui.

Quer conhecer nossas referências bibliográficas? https://www.estadao.com.br/link/renato-cruz/a-trajetoria-do-buscape/
https://liderarinfluenciar.blogspot.com/2010/10/historia-completa-do-buscape.html
https://revistaselecoesassinatura.wordpress.com/2016/12/05/a-historia-do-buscape/
https://marcasmais.com.br/minforma/noticias/marketing/buscape-se-reposiciona-como-assistente-de-compras-inteligentes/
link linkedin do Empreendi link instagram do Empreendi link x do Empreendi