Romero Rodrigues
Introdução à computação
Desde jovem, Romero Rodrigues demonstrou interesse pela computação. Essa afinidade com a area, em 1995, o levou a ingressar no curso de Engenharia Elétrica na Escola Politécnica da USP.
Durante o período de faculdade Romero trabalhou como pesquisador no Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (LARC), participando, entre outros projetos, do desenvolvimento da Internet 2 no Brasil.
Um problema, uma solução
Ainda na faculdade, Romero e três colegas, Ronaldo Takahashi, Rodrigo Borges e Mário Letelier, fundaram o Buscapé. A ideia surgiu quando Rodrigo Borges teve dificuldade de buscar informações precisas sobre o preço de uma impressora na internet. A partir daí, o grupo identificou a oportunidade de criar um espaço virtual onde os usuários pudessem comparar preços mais facilmente.
Com um investimento mínimo de 100 reais por sócio, para cobrir apenas serviços de hospedagem e desenvolvimento do site, o Buscapé, assim como outros grandes empreendimentos (vide a americana Apple), começou como uma “garage company”, em 1998. Romero assumiu a liderança do projeto.
Expansão
Sob a liderança de Romero, o Buscapé cresceu, adquirindo mais de 15 empresas e se consolidando como uma referência no mercado de comparação de preços. Com o crescimento exponencial da empresa, os sócios receberam investimentos de fundos como o Great Hill Partners, Merrill Lynch e Itaú Unibanco, ampliando a sua presença no mercado digital.
Em 2009, o Buscapé foi vendido para o grupo sul-africano Naspers por 342 milhões de dólares. Mesmo após a venda, Romero permaneceu à frente da empresa como CEO até 2015, cumprindo uma função essencial na consolidação do site como uma das principais plataformas da América Latina.
Romero Rodrigues então tornou-se sócio da Redpoint eVentures, uma empresa de capital de risco que investe em startups de tecnologia.
Atualmente
Além da atuação na Redpoint eVentures, Romero participa de conselhos de empresas, compartilhando sua história para fomentar o empreendedorismo e a inovação no país.
Hoje, Romero Rodrigues é reconhecido como um dos pioneiros do empreendedorismo digital no Brasil, por haver revolucionado de maneira significativa o seu mercado a nível continental.
Ficou curioso com a história da Buscapé? Clique aqui e saiba mais.
Quer conhecer nossas referências bibliográficas?
https://www.estadao.com.br/link/renato-cruz/a-trajetoria-do-buscape/https://liderarinfluenciar.blogspot.com/2010/10/historia-completa-do-buscape.html
https://revistaselecoesassinatura.wordpress.com/2016/12/05/a-historia-do-buscape/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Romero_Rodrigues_(empres%C3%A1rio)
https://g4educacao.com/biografias/romero-rodrigues