Negócios

Cacau Show

Loja da Cacau Show

Introdução

Uma das maiores redes de chocolates finos do Brasil, a Cacau Show se destaca por sua trajetória de crescimento e inovação no mercado de confeitaria e doces. Referência a nível internacional, a Cacau Show conta uma história de superação, enfrentando uma série de obstáculos desde a sua fundação em 1988 por Alexandre Tadeu da Costa. Naquele momento, mal sabia Alexandre que essa se tornaria a maior rede de franquias de chocolates finos do mundo, com mais de duas mil franquias.

O início

A Cacau Show começa quando um jovem Alexandre Tadeu da Costa, ainda com 17 anos de idade, decide revender chocolates para aproveitar as demandas da Páscoa. A empresa começou com uma aposta ambiciosa: uma entrega de 2.000 ovos de chocolate, de 50 gramas cada, primeira entrega realizada pela futura gigante.

Inicialmente, ainda que aproveitando do sucesso obtido na primeira demanda de entrega, Alexandre encontrou vários desafios. Entre outras coisas, a fábrica com a qual contava não produzia ovos do tamanho necessário, fazendo com que fosse necessária a realização de um investimento inicial de aproximadamente 500 dólares, dinheiro utilizado para comprar matéria-prima e para contrato de uma senhora que produzia doces caseiros.

A primeira luz no grande túnel de sucesso da Cacau Show veio quando, após três dias de muito esforço, foi possível realizar a produção de todos os ovos.

Este primeiro episódio demonstrou para Alexandre uma grande oportunidade no mercado de chocolates artesanais, fazendo-o decidir realizar um investimento no segmento. Com o lucro da primeira entrega, estabeleceu-se a Cacau Show, em uma pequena sala de 12 metros quadrados no bairro da Casa Verde, em São Paulo, ainda que nesse momento não se tratasse de uma loja.

Do erro ao sucesso

A Cacau Show começou vendendo seus produtos em supermercados, padarias e por meio de representantes comerciais, chegando a abrir a sua primeira loja física somente em 2001, em Piracicaba, estado de São Paulo.

Foi adotado, a partir de então, o modelo de franquias, responsável em grande parte pela rápida expansão da marca. Em 2002, contava já com 18 pontos de venda padronizados, número que foi para 46 já no ano seguinte. A empresa recebeu então o prêmio de “Melhor Franquia do Ano” em 2005, na categoria Cafeteria e Confeitaria.

A chegada ao pódio

Em 2008 a Cacau Show ultrapassou a gigante americana Rocky Mountain, tornando-se por fim a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo em termos de unidades.

Pode-se atribuir a esse crescimento uma série de estratégias adotadas. Entre elas está o modelo diversificado de lojas. Para atender às demandas do mercado e potencializar a presença da marca, a Cacau Show desenvolveu cinco formatos de lojas: lojas convencionais (unidades de rua ou shopping); quiosques (em shopping e centros comerciais, oferecem produtos mais populares, em espaços mais reduzidos); mega stores (loja conceito que oferece experiência imersiva com degustações e áreas interativas); containers (solução compacta e de baixo custo para cidades menores ou áreas estratégicas).

Além disso, foi dada especial atenção à seleção e treinamento de franqueados. A empresa adotou desde o início um processo criterioso de seleção de franqueados, visando garantir um maior alinhamento com valores e padrões da marca.

Em 2010, a empresa atingiu a marca das mil lojas, mesmo ano em que foi lançado o livro de Alexandre, intitulado: “Uma trufa e... 1000 lojas depois”. Atualmente, a rede conta com 4.216 lojas, e cresceu em 10,7% em 2023, sendo a maior franqueadora do país.

Conclusão

A trajetória da Cacau Show é de longe uma das mais impressionantes. De uma pequena tentativa de empreender, Alexandre Tadeu da Costa foi capaz de construir um império, sendo atualmente uma inspiração para pequenas empresas que buscam dominar o mercado assim como a Cacau Show.

Para saber mais sobre a história de Alexandre Tadeu da Costa e sua influência na Cacau Show, clique aqui.

Quer conhecer nossas referências bibliográficas? https://www.gazetadopovo.com.br
https://www.journals.sagepub.com
https://www.consolidesuamarca.com.br/blog/historia-cacau-show
https://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2020/09/dono-da-cacau-show-conta-como-construiu-o-negocio-que-soma-mais-de-2-mil-franquias.html
https://forbes.com.br/forbes-money/2024/02/cacau-show-e-a-maior-franqueadora-do-brasil-veja-o-ranking/#foto3
link linkedin do Empreendi link instagram do Empreendi link x do Empreendi