Trend Foods/China in Box

Trend foods
Para entender a história do Trend Foods, devemos primeiro entender a história do China in Box, fundada pelo empresário de sucesso brasileiro Robinson Shiba.
Uma das maiores redes de fast-food de comida chinesa no Brasil, e pioneira na área, a China in Box foi inaugurada em 1992, no bairro de Moema, em São Paulo, partindo da iniciativa do empresário brasileiro Robinson Shiba. Atualmente, a rede conta com 145 lojas, espalhadas pelo Brasil.
O começo
Retornando ao Brasil, Robinson Shiba decidiu utilizar suas observações sobre o funcionamento do mercado de fast-food nos Estados Unidos feitas durante a sua estadia no país para revolucionar o mercado de alimentos no Brasil. A proposta de Shiba começou com uma adaptação dos sabores da comida chinesa aos gostos dos brasileiros, incorporando também o estilo de comida em “caixas”, referência ao nome da marca.
O começo da empresa contou com a ajuda de vários amigos de Shiba: um amigo designer auxiliou na criação de um logotipo, enquanto outro, arquiteto, fez as obras para instalação do primeiro local da rede. Assim, usando a limitada rede de contatos que possuía, Shiba conseguiu aplicar a sua ideia inicial, abrindo no dia 8 de outubro, junto com sua irmã Helen e seu irmão Hideaki Shiba, a primeira loja. No início, somente eram realizadas entregas.
Obstáculos
Um dos maiores obstáculos da China in Box foi combater o estereótipo de que comida oriental não era saudável, concepção aceita no Brasil na época. Além do mais, havia uma má fama de que restaurantes e cozinhas de comida asiática eram sujos e os alimentos de péssima qualidade.
Para isso, uma das estratégias inovadoras de Shiba, adotadas logo no início da marca, foi a instalação de lojas nas quais a cozinha era visível do lado de fora, possibilitando maior transparência ao público, e buscando remodelar a visão dos consumidores sobre produtos asiáticos.
A China in Box também focou seus esforços na divulgação, chegando a distribuir cerca de 100 mil folhetos em cada região onde uma unidade nova era aberta, aumentando assim a visibilidade da marca.
Outro diferencial da empresa visto logo do início foi o investimento nos cardápios, que apresentavam um design que focava na parte visual da apresentação da comida, atraindo mais o público e destacando-se entre o formato normalmente utilizado nos demais restaurantes.
Crescimento
Entre 1995 e 1996 foram abertas 60 lojas, demonstrando a rápida expansão do negócio. A primeira experiência internacional da marca aconteceu em 1998, na Argentina, porém não ocorreu como o esperado, sofrendo da situação econômica do país, a paridade de peso para dólar, além de outros fatores.
Como resultado, a franquia do China in Box na Argentina fechou suas portas em 2001. Entretanto, e aprendendo com os erros anteriores, a empresa decidiu ingressar no mercado mexicano logo no ano seguinte, em 2002.
Trend foods
A partir do crescimento da China in Box, surgiu a Trend Foods, grupo que consolidou diferentes marcas de culinária asiática no Brasil, incluindo a franquia Gendai, também de criação de Shiba, porém especializada em comida japonesa. A empresa foi criada em 2008, e adotou estratégias inovadoras para consolidar sua posição no mercado.
Entre outros métodos implementados está o Growth Marketing, utilizado pela empresa para acelerar o crescimento da marca no ambiente digital. Além do mais, foi concedido um foco à experiência do cliente, buscando proporcionar o melhor atendimento ao consumidor e fortalecer a imagem da marca.
Em 2020, a rede Trend Foods observou aumento de 30% nos pedidos de delivery via China in Box, evidenciando o sucesso das medidas tomadas. Também pode-se atribuir à Trend Foods a expansão das chamadas dark kitchens, cozinhas voltadas exclusivamente a atendimentos online.
Alguns desafios enfrentados incluíram a adaptação ao mercado digital, exigindo investimentos em tecnologia e treinamento das equipes da empresa. Além do mais, e com a abertura em maior escala dos sistemas de delivery, a Trend Foods teve de enfrentar novas concorrências, em uma tentativa de se destacar em um mercado saturado.
Para saber mais sobre a história de Robinson Shiba e sua influência na Trend Foods e China Box, clique aqui.
Quer conhecer nossas referências bibliográficas?
https://g4educacao.com/biografias/robinson-shibahttps://brasil.mintel.com/tendencias-globais-em-alimentos-e-bebidas
https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/mercado-de-alimentacao-saudavel-tendencias-e-oportunidades%2C03642a38eb171810VgnVCM100000d701210aRCRD
https://tastewise.io/blog/food-marketing-trends
https://linkezine.com.br/2017/05/18/entrevista-com-robinson-shiba-presidente-do-grupo-trendfoods/