Negócios

Robinson Shiba

Robinson Shiba

Introdução

Conhecido por revolucionar o setor de food service no Brasil, Robinson Shiba se destacou como um dos empresários mais bem sucedidos do país. Mais conhecido pelo seu sucesso com a rede China in Box, Shiba está atualmente associado a diversas franquias espalhadas pela América Latina, sendo um exemplo de determinação e esforço para outros empreendedores atualmente.

Partindo do zero

Robinson nasceu na cidade de Maringá, estado do Paraná, mudando-se para São Paulo logo aos 3 anos de idade. Filho Descendente de família japonesa, seus avós abriram uma loja de materiais de construção, sendo ali que Shiba teria sua primeira experiência com as vendas e o empreendedorismo.

Nesse momento, Robinson morava em uma casa que ficava nos fundos do estabelecimento, e desde o início pôde observar o seu avô enquanto dirigia os negócios da família, inclusive participando eventualmente em algumas tarefas administrativas da loja.

Ainda assim, Robinson decidiu seguir os passos de seu pai, e ingressou na faculdade de odontologia. Não surpreendentemente, essa seria já uma estratégia de Robinson para ingressar no mundo empresarial, já que pretendia usar o dinheiro ganho trabalhando como dentista para investir no seu primeiro negócio.

O começo de uma ideia brilhante

Em 1986, durante uma viagem aos Estados Unidos, realizada com o intuito de melhorar a sua fluência no inglês, Robinson encontrou uma série de obstáculos financeiros, que ameaçavam mandá-lo de volta para casa. Como se isso já não fosse suficiente, Shiba foi vítima de um roubo, agravando ainda mais a sua situação.

Entretanto, Robinson foi capaz de encontrar emprego como entregador de pizza, e nesse momento começou a estudar o modelo de negócio utilizado nas redes de fast-food americanas.

Foi em 1988 que Robinson Shiba surgiu com a ideia de adaptação do modelo de entrega de comida chinesa em caixas para refeição individual, modelo já amplamente difundido nos Estados Unidos, sendo a sua estadia no país um ponto de inflexão em sua jornada.

Começando a empreender

Já em 1992, Robinson abre a sua primeira unidade do China in Box, em Moema, São Paulo. A ideia do negócio era simples: vender comida chinesa em caixas, fazendo jus ao nome da marca.

Para lidar com o estigma ruim que a culinária chinesa tinha no Brasil, Shiba adotou um método um tanto inusitado, implementando logo do início uma cozinha à mostra, para que os clientes pudessem se certificar da qualidade do processo de preparação das comidas.

O sucesso foi tal que um ano depois veio a segunda loja da marca. Ao longo de dois anos, o China in Box já possuía quatro lojas na capital paulista.

Contudo, Shiba encontrou dificuldades para administrar tantos negócios simultaneamente, encontrando-se em um ponto morto. Para lidar com isso, Shiba adotou o sistema de franquias, que acabou sendo ainda mais benéfico para o China in Box, levando a um total de 50 lojas já no ano seguinte.

CURIOSIDADE: o primeiro cozinheiro do China in Box é atualmente proprietário de cinco das diversas franquias da marca.

O processo de administração das franquias, entretanto, não foi nem um pouco fácil. De acordo com Shiba, a empresa foi obrigada a “trocar o pneu com o carro andando” sendo essa uma das etapas mais complexas de seu crescimento.

Um dos elementos fundamentais nesse processo foi encontrar pessoas capazes de fornecer aos franqueadores melhores ferramentas e processos, destacando a importância da construção de uma rede de comunicação e de cooperação mútua dentro da empresa.

Trend foods

Como forma de expandir os seus negócios, Shiba criou paralelamente ao China in Box, a rede de restaurantes Gendai.

A partir disso, em 2008, para poder gerenciar ambos os negócios, Shiba criou o grupo Trend Foods. O novo grupo foi adquirido parcialmente pelo grupo de investimento Laço Management, que focou em expandir as lojas nos shoppings e direcionar o negócio para consumidores da “classe c”.

Shark tank

Mesmo após o seu grande sucesso no empreendedorismo, e com uma carreira extremamente promissora, Robinson ficou ainda mais conhecido após a sua entrada no programa Shark Tank Brasil. No programa, os grandes investidores, entre eles Robinson Shiba, enfrentavam cara a cara os empreendedores que buscavam crescer seu negócio apresentando sua ideia no programa.

Acidente

Em 2019, Robinson sofreu uma acidente enquanto andava de moto, colocando-o em um coma e obrigando-o a recuperar-se de uma série de sequelas causadas pelo acidente.

Como consequência, Robinson teve de deixar o programa Shark Tank, para a decepção dos espectadores.

Através de uma série de obstáculos na recuperação, e somente 2 anos após o acidente, Robinson voltou a falar. Aos poucos, Shiba também ganhou novamente suas atividades motoras.

Ficou curioso com a história do China in Box? Clique aqui e saiba mais.

Quer conhecer nossas referências bibliográficas? https://www.suno.com.br/tudo-sobre/robinson-shiba/
https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-historia-de-superacao-de-robinson-shiba-o-criador-da-china-in-box/
https://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2016/12/se-nao-houver-felicidade-negocio-vira-uma-tortura-diz-fundador-do-china-box.html
link linkedin do Empreendi link instagram do Empreendi link x do Empreendi