Negócios

Robinson Shiba

Robinson Shiba

Partindo do zero

Robinson nasceu na cidade de Maringá, estado do Paraná, e mudou-se para São Paulo logo aos 3 anos de idade. Filho descendente de família japonesa, seus avós abriram uma loja de materiais de construção, sendo ali que Shiba teria sua primeira experiência com as vendas e o empreendedorismo.

Nesse momento, Robinson morava em uma casa que ficava nos fundos do estabelecimento, e desde o início pôde observar o seu avô enquanto dirigia os negócios da família, eventualmente participando em algumas tarefas administrativas da loja.

Ainda jovem, decidiu ingressar em uma faculdade de odontologia com a intenção de usar o dinheiro ganho trabalhando como dentista para investir no seu primeiro negócio.

O começo de uma ideia brilhante

Em 1986, durante uma viagem aos Estados Unidos, realizada com o intuito de melhorar a sua fluência no inglês, Robinson encontrou uma série de obstáculos financeiros, que ameaçavam mandá-lo de volta para casa. Como se isso já não fosse suficiente, Shiba foi vítima de um roubo, agravando ainda mais a sua situação.

Entretanto, Robinson foi capaz de encontrar emprego como entregador de pizza, e nesse momento começou a estudar o modelo de negócio utilizado nas redes de fast-food americanas.

Foi em 1988 que Robinson Shiba surgiu com a ideia de adaptação do modelo de entrega de comida chinesa em caixas para refeição individual, modelo já amplamente difundido nos Estados Unidos. Assim, a estadia que aparentemente havia culminado em seu colapso financeiro ofereceu a oportunidadee que meudou sua vida.

Tirando do papel

Quatro anos depois, em 1992, Robinson abre a sua primeira unidade do China in Box, em Moema, São Paulo. A ideia do negócio era simples: vender comida chinesa em caixas, fazendo jus ao nome da marca.

Para lidar com o estigma ruim que a culinária chinesa tinha no Brasil, Shiba adotou um método inusitado, decidiu implementar "cosinhas transparentes" em suas unidades, para que os clientes pudessem se certificar da qualidade do processo de preparação das comidas.

O sucesso foi tal que um ano depois foi inaugurada a segunda loja da marca. Ao longo de dois anos, o China in Box já possuía quatro unidades na capital paulista.

Contudo, a expansão dificultou a administração simultânea das unidades. Para lidar com isso, Shiba adotou o sistema de franquias, que acabou sendo mais eficiente para o China in Box e possibilitou o estabelecimento de 50 lojas já no ano seguinte.

O processo de administração das franquias, entretanto, não foi nem um pouco fácil. De acordo com Shiba, a empresa foi obrigada a “trocar o pneu com o carro andando” sendo essa uma das etapas mais complexas de seu crescimento.

Um dos elementos fundamentais nesse processo foi encontrar pessoas capazes de fornecer aos franqueadores melhores ferramentas e processos, destacando a importância da construção de uma rede de comunicação e de cooperação mútua dentro da empresa.

Trend foods

Como forma de expandir os seus negócios, Shiba criou paralelamente ao China in Box, a rede de restaurantes Gendai.

A partir disso, em 2008, para poder gerenciar ambos os negócios, Shiba criou o grupo Trend Foods. A nova empresa foi adquirida parcialmente pelo grupo de investimento Laço Management, que focou em expandir as lojas nos shoppings e direcionar o negócio para consumidores da “classe c”.

Shark tank

Depois de seu sucesso com o China in Box, Robinson decidiu participar do Shark Tank Brasil. No programa, empresários experientes são apresentados a oportunidades de investimento em negócios que precisam de captação por meio de um pitch.

De repente...

Em 2019, Robinson sofreu um grave acidente enquanto andava de moto, colocando-o em estado de coma por dois anos devido aos ferimentos.

Atualmente, Robinson Shiba segue se recuperando do acidente, melhorando a cada dia e compartilhando suas conquistas nas redes sociais. Essa sua força para enfrentar a adversidade que apareceu em sua vida demonstra que sua resiliência não se limita ao empreendedorismo, mas faz parte de sua essência.

Ficou curioso com a história do China in Box? Clique aqui e saiba mais.

Quer conhecer nossas referências bibliográficas? https://www.suno.com.br/tudo-sobre/robinson-shiba/
https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-historia-de-superacao-de-robinson-shiba-o-criador-da-china-in-box/
https://revistapegn.globo.com/Franquias/noticia/2016/12/se-nao-houver-felicidade-negocio-vira-uma-tortura-diz-fundador-do-china-box.html
link linkedin do Empreendi link instagram do Empreendi link x do Empreendi