Negócios

Cristiana Arcangeli

Cristiana Arcangeli

Do consultório ao empreendedorismo

Cristiana Arcangeli começou sua carreira como odontóloga, atuou durante cinco anos como endodontista, mas deixou de lado sua formação para empreender no ramo de beleza e moda, seguir sua vocação. Arcangeli percebeu uma brecha no mercado de cosméticos, clientes buscavam produtos bons e naturais mas não os encontravam.

Foi identificando essa necessidade dos consumidores que, em 1985, Arcangeli criou a Phytoervas, uma empresa de cosméticos com a proposta de proporcionar beleza às mulheres com menos química. Com um investimento inicial de um milhão de reais, a primeira linha de produtos lançados contava com produtos sem sal para cabelos. Devido à proposta inovadora na época, a marca fez sucesso e conquistou o mercado de "beleza natural".

O evento de moda brasileira

Seu alto interesse em moda, a levou à criação de um evento chamado Phytoervas Fashion, um dos primeiros eventos de moda do Brasil, que contava com nove desfiles. A iniciativa surgiu do desejo de que a moda brasileira conquistasse relevância internacionalmente. Ao lado do produtor Paulo Borges, Arcangeli deu origem ao que se tornaria a São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda do Brasil. A parceria entre os dois terminou em 1996, mas Arcangeli continuou empreendendo no ramo de moda. Com a criação da competição Phytoervas Fashion Award, que premiava profissionais da moda, Arcangeli conquistou um público de 60 mil pessoas.

Enfrentando a recessão

As iniciativas de Cristina Arcangeli estavam bem encaminhadas, até que na década de 90 o Plano Collor foi implementado no Brasil e empreender se tornou inviável. Com uma taxa de inflação anual de quase 2000% e contas bancárias congeladas, Arcangeli não desistiu. Em meio à recessão econômica tomou a decisão de vender a Phytoervas para uma multinacional norte-americana.

Criar, crescer e vender

Passados os anos de trevas para o setor empresarial no Brasil, em 2006, Arcangeli criou a Éh Cosméticos, uma marca com uma proposta similar à Phytoervas, criando a primeira linha de cosméticos orgânicos do país. A empresa cresceu e em 2008 a empreendedora vendeu o negócio de sucesso para a Hypermarcas, atual Hypera Pharma.

Então, em 2010, Arcangeli decidiu lançar um novo segmento do mercado de alimentícios, os “aliméticos”. Com sua perspectiva de inovação, ela teve a ideia de produzir cosméticos orgânicos, uma junção de alimentos, vitaminas e ingredientes cosméticos. A empresa, que recebeu o nome de Beauty’in, representa a intersecção dos interesses de Arcangeli, entregar de alguma forma um estilo de vida mais saudável aos seus clientes. A empresa segue sob direção da Arcangeli até os dias atuais.

Hoje, Cristiana Arcangeli é exemplo de inovação no empreendedorismo e resiliência. Seu olhar perspicaz às oportunidades e mercados que não estão sendo atendidos ensinam muitas pessoas ainda hoje. A habilidade de criar novos produtos e marcas e identificar a oportunidade de vendê-los é fundamental e nos ensina a essência do empreendedorismo brasileiro, a adaptabilidade.

Ficou curioso com a história do Phytoervas? Clique aqui e saiba mais.

Quer conhecer nossas referências bibliográficas? https://www.linkedin.com/pulse/como-cris-arcangeli-do-shark-tank-brasil-revolucionou-presleyson-lima/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristiana_Arcangeli#:~:text=Cristiana Arcangeli
https://www.beautyin.com/QuemSomos
link linkedin do Empreendi link instagram do Empreendi link x do Empreendi