Negócios

JR Diesel

Logo JR Diesel

A partir de um acidente, surgiu uma ideia

Em uma realidade humilde, um jovem empreendedor e seus irmãos procuravam sustentar a família trabalhando de todas as formas possíveis. Muitas perdas foram enfrentadas até que Geraldo Rufino e seus irmãos construíram uma realidade financeira melhor trabalhando como carreteiros com sua própria frota de caminhões. Em um transporte houve uma falha em um dos veículos e todos os caminhões colidiram. Nesse momento, Geraldo Rufino teve a ideia de fazer dinheiro com aquilo que restou dos caminhões, criando um negócio de reciclagem de peças automotivas.

A partir dessa ideia, em 1985, foi fundada a JR Diesel, uma empresa familiar que por mais que ainda não soubesse, revolucionaria o mercado de desmontagem automotiva. No início, começaram apenas com as peças dos caminhões acidentados e com o conhecimento dos dois irmãos de Geraldo que trabalhavam na área de mecânica de caminhões. Aumentando os veículos recebidos e peças ofertadas, aos poucos a empresa se estabeleceu no nicho. Em 1990, JR Diesel passou a desmontar caminhões Mercedes Benz inteiros, aperfeiçoando o potencial técnico da equipe e aproveitando mais peças. Na mesma década, a empresa implementou estoques dentro de sua dinâmica de operação, ampliando sua oferta de produtos.

A tecnologia na desmontagem

Os anos 2010 marcaram uma nova etapa dentro da JR Diesel, nessa época foram implementadas tecnologias que mudaram o sistema operacional da empresa. Com novos processos, ferramentas e equipamentos tecnológicos, o tempo de desmonte de um caminhão reduziu de 2 a 3 dias para somente 2 horas. Essa otimização foi essencial para o aumento da eficiência operacional da empresa e marcou uma era para JR Diesel.

Em 2014 entrou em vigor a lei do desmanche legal N° 15.276, que regulamentou e estabeleceu exigências para o desmonte de automóveis. A empresa teve que se adaptar e seguir padrões que incluíam a etiquetação de peças e comprovação de origem dos automóveis. Essa lei permitiu uma melhora na classificação, rastreabilidade e controle dos produtos comercializados pela JR Diesel.

Insolvência de JR Diesel

Apesar da ampliação de sua eficiência e capitalização de mercado, em 2016 a empresa declarou uma dívida de R$ 46 milhões. Desde a data, JR Diesel está em recuperação judicial e procura se reestabelecer financeiramente para manter a empresa operável. Em 2023, o ministro responsável pelo caso decidiu a transformação da recuperação de JR Diesel em falência, contudo, a decisão foi revogada.

Com a análise do caso, o Superior Tribunal de Justiça decidiu manter Geraldo Rufino afastado do comando da empresa, sob a suspeita de desvio de dinheiro, sonegação de bens e criação de empresas fantasmas. A ineficiência administrativa de JR Diesel e irregularidades fiscais concretizaram um cenário catastrófico para a empresa que perdura até os dias de hoje.

A História de JR Diesel é antagonicamente inspiradora e desmotivadora, por um lado representa a conquista de uma família humilde e uma construção de valor para bens já utilizados e por outro um exemplo de ineficiência administrativa a não ser seguido. Sobretudo, a trajetória da empresa demonstra como o endividamento pode destruir um sonho concretizado.

Notas adicionais

A empresa se especializou em desmanche de caminhões, reaproveitando cerca de 85% de suas peças. JR Diesel passou a oferecer diversos produtos oriundos de veículos pesados além de serviços completos de mecânica e manutenção.

Entre a desmontagem, a revisão, os reparos, a produção e as vendas foram atendidos mais de 70 mil clientes de 3 continentes diferentes.

Para saber mais sobre a história de Geraldo Rufino e sua influência na JR Diesel, clique aqui.

Quer conhecer nossas referências bibliográficas? https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/economia/justica-mantem-dono-da-jr-diesel-afastado-da-empresa-por-suspeitas-de-desvio-de-dinheiro/
https://www.baguete.com.br/noticias/jr-diesel-usa-redes-open-mesh-via-ti-go
https://jrdiesel.com.br
link linkedin do Empreendi link instagram do Empreendi link x do Empreendi